top of page
Buscar
  • Foto do escritorMagalhães, Zurita e Paim Advogados

A IMPORTÂNCIA DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA PREVENTIVA PARA SUA EMPRESA

É melhor prevenir do que remediar”. Muito utilizamos esse ditado popular quando nos referimos aos cuidados com nossa saúde necessários para se ter uma boa qualidade de vida. Com esse objetivo em mente, procuramos profissionais (médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros) que possam auxiliar, de forma preventiva, na busca do que almejamos: vida longa e saudável.

Pois bem, com a sua empresa o pensamento não é diferente. O estresse da atividade empreendedora, cercada de desafios, riscos e incertezas, somado a maus hábitos e uma ausência de orientação jurídica adequada na tomada de decisões, cujos efeitos somente aparecerão no futuro, podem impactar diretamente na saúde do negócio, ou seja, na longevidade e na qualidade de vida da empresa.

Pesquisas revelam que muitas empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, quebram por falta de planejamento jurídico e empresarial. Por falta de assessoria preventiva qualificada, o empreendimento acaba se tornando inviável em decorrência de demandas judiciais evitáveis ou pela aplicação de multas administrativas por violação, ainda que involuntária, de diversas normas consumeristas, trabalhistas, tributárias dentre outras.

Nesse ponto, podemos equiparar a assessoria jurídica permanente a um plano de saúde, capaz de garantir a tranquilidade e a certeza de que receberá pronto-atendimento sempre que precisar, pelo profissional da sua escolha e confiança, capaz de prestar as orientações e recomendações necessárias na busca de soluções para uma vida saudável. Atuando de forma preventiva, esse profissional poderá acompanhar a condução das questões jurídicas demandadas, com pleno conhecimento da situação da sua empresa, a fim de evitar eventuais problemas ou minimizar riscos futuros.

A garantia do atendimento ágil e qualificado é o motivo mais importante para a contratação de uma assessoria jurídica permanente para sua empresa, com a certeza do auxílio e segurança na hora da necessidade, uma vez que não há o risco de ter que procurar um advogado às pressas para solucionar uma questão urgente e acabar sendo atendido por um profissional que não domine o assunto ou a situação específica do seu negócio. Seria mais ou menos como procurar um atendimento de emergência em função de um problema cardíaco e ser atendido por um pediatra.

É muito comum as pessoas, por acreditarem que a contratação de um advogado para elaborar ou revisar um contrato é um serviço muito caro ou até mesmo desnecessário, utilizarem “modelos de contratos” disponíveis na internet, na certeza de que aquele “modelo” se aplica perfeitamente ao seu caso, mas, ao se depararem com uma demanda judicial promovida pelo outro contratante, perceberem o enorme problema que aquele “modelo” pode causar, trazendo efeitos avassaladores à empresa. A utilização de contratos genéricos se equipara àquele medicamento prescrito por um médico a um amigo que possui “o mesmo problema que você”, sem avaliar os exames e as condições pessoais do seu próprio organismo, podendo, muitas vezes, causar efeitos contrários aos esperados, prejudicando ainda mais a saúde do indivíduo.

Ainda, é comum surgirem pequenas dúvidas no dia-a-dia de uma empresa, que, apesar de parecerem sem muita importância, se não bem solucionadas, podem trazer graves consequências. Mas, se você estiver amparado por uma assessoria jurídica permanente, todas essas pequenas questões podem ser prontamente solucionadas, sem a necessidade de pagar a mais por isso ou ter que aguardar por datas disponíveis para agendar horário para atendimento.

Outro fator de extrema relevância é o custo do serviço. A contratação da assessoria jurídica permanente pode ser dimensionada em função das necessidades específicas do cliente, em valores muito inferiores àqueles que seriam cobrados por consultas avulsas ou atendimentos em demandas específicas. Destaca-se que, se for de interesse do cliente, além da consultoria preventiva, pode ser incluído no “plano” o acompanhamento em demandas judiciais sem o acréscimo de honorários adicionais. Por vezes, a contratação de um advogado para a defesa dos interesses da empresa em um único processo pode custar o mesmo valor de uma assessoria permanente prestada por meses ou anos. Assim, com um pequeno investimento mensal, a assessoria preventiva, além de evitar ou minimizar o risco de demandas e/ou passivos judiciais e administrativos, também garante economia com a contratação dos serviços advocatícios.

Assim como medidas preventivas relacionadas aos nossos hábitos de saúde (exames, consultas médicas, prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, etc.) podem gerar uma melhor qualidade de vida e bem-estar, a assessoria jurídica permanente também é responsável por assegurar essas mesmas vantagens à sua empresa, através da adoção de medidas capazes de evitar ou minimizar a ocorrência de eventos danosos ao negócio.

Se você quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma assessoria jurídica permanente e de qualidade, o escritório Magalhães, Zurita e Paim Advogados está à sua disposição. Oferecemos consultoria jurídica de excelência, adequada às necessidades e ao orçamento da sua empresa, cujo resultado, a curto/médio prazo, poderá lhe trazer economia e benefícios, garantindo uma vida longa e saudável para o seu negócio.

47 visualizações0 comentário
bottom of page